Lançamento do projeto Mira Latina na Caixa Cultural Recife (Brasil)

Intercâmbio artístico entre fotógrafos/as pernambucanos

e bolivianos no Mira Latina.

Projeto propõe aproximação à produção fotográfica latino-americana contemporânea,

lançamento acontece na próxima quinta-feira, na Caixa Cultural Recife.

Programação contará com a apresentação do site do projeto e roda de conversa com os artistas.

 

A fotografia produzida na América Latina ainda é, no geral, bastante desconhecida, quantos fotógrafos ou fotógrafas chilenos/as, argentinos/as ou peruanos/as você conhece? Partindo dessa inquietação e impulsionada pela vontade de conhecer e desvelar a fotografia latino-americana, a fotógrafa, pesquisadora, curadora e uma das criadoras e integrantes do extinto coletivo fotográfico 7Fotografia, Maíra Gamarra, lança o projeto Mira Latina na próxima quinta-feira (10 de janeiro), a partir das 19h, no auditório da Caixa Cultural Recife.

O projeto nasce com o objetivo de alargar os repertórios visuais, estreitar as fronteiras e estimular as trocas entre países e culturas por meio da produção fotográfica contemporânea. Nesse primeiro momento, a interação acontece entre fotógrafos/as e artistas visuais do Brasil (Pernambuco) e da Bolívia. O Mira Latina é um laboratório de criação e desenvolvimento de ideias que, a partir da fotografia como linguagem, busca promover ações e experiências artísticas, impulsionando novos espaços de diálogo e de construção para a fotografia da região. Baseado na ideia de que observar, pensar e discutir criticamente as formas de representação e visualidades é função essencial aos produtores de imagens, intenciona sobretudo provocar a reflexão sobre as práticas fotográficas na América Latina, propondo experiências que estimulem a tomada de consciência sobre as dinâmicas culturais, políticas e sociais vigentes, as formas de poder perpetuadas por meio da produção de imagens e permitam indagar sobre o papel do/a fotógrafo/a.

Maíra Gamarra pesquisa a fotografia latino-americana há alguns anos e desenvolveu o Mira Latina também com a intenção de suscitar questões que tocam a fotografia da região, ainda muito pautada e orientada pelos centros hegemônicos de poder:  “A fotografia da América Latina é extremamente rica, produtiva, criativa e estimulante, mas ainda é preterida e desconhecida do grande público e dos próprios fotógrafos, que conhecem e reconhecem muito mais as produções de outros países e continentes do que as dos nossos vizinhos. É buscando diminuir essa distância e fortalecer a região que surge o Mira Latina”, explica.

O projeto, que vem sendo desenvolvido desde 2016, agora apresenta a sua plataforma web (site) e a primeira experiência proposta: um laboratório de criação entre artistas de dois países – Brasil (centrada em Pernambuco) e Bolívia. Foram selecionados/as dez fotógrafos/as de cada país, convidados/as a participar de um intercâmbio artístico e a produzir um ensaio visual como resultado final do projeto. Dentre os artistas envolvidos estão nomes já bem conhecidos da fotografia pernambucana, como Mateus Sá, Priscilla Buhr, Alcione Ferreira, Tiago Calazans, Eric Gomes, Thaisa Figueiredo e Danilo Galvão. Dentre os artistas bolivianos participantes estão fotógrafos e fotógrafas como Wara Vargas, Paola Lambertin, Mateo Caballero, Carla Spinoza, Carlos Sánchez Navas e Manuel Seoane.

Realizado com o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), e o apoio da Caixa Cultural Recife,  o evento contará com a presença da curadora e de alguns dos/as artistas participantes, durante o evento haverá a apresentação do site, seguida de uma roda de conversa entre os artistas, a curadora e o público, para um diálogo com a intenção de compartilhar um pouco sobre o processo de criação e de produção do projeto.

 

Informações sobre o evento:
Lançamento do Projeto Mira Latina
Quando: Quinta-feira, 10 de janeiro de 2019
Horário: Das 19h às 22h
Onde: Caixa Cultural Recife – Auditório Multimídia (Av. Alfredo Lisboa, 505. Bairro do Recife)
Contato: miralatinalab@gmail.com
Entrada livre e gratuita