O Sesc – Serviço Social do Comércio em função do contexto causado pela pandemia da Covid-19 lançou em 2020 o projeto de incentivo à produção artística brasileira Sesc Cultura ConVIDA! por meio do qual selecionou, dentre mais de 14 mil propostas inscritas, um total de 470 projetos de todo o Brasil, nas áreas de arte educação, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, biblioteca/literatura, música e patrimônio cultural.
O Mira Latina teve a honra de ser um destes projetos selecionados para produzirem conteúdo sobre as diversas manifestações artísticas, culturais, da memória e do patrimônio cultural brasileiro para serem transmitidos através da plataforma oficial do projeto ou pelo canal de youtube do Sesc.
Produzimos um material contando um pouco do que é o Mira Latina, seus objetivos e da experiência empreendida até aqui. O vídeo conta com a participação e apresentações da curadora Maíra Gamarra e dos artistas Mateo Caballero e Danilo Galvão e será lançado hoje (18/11), às 16h30 (hora Brasil) através do site do Sesc Cultura ConVIDA! que reúne todos os projetos selecionados, criando um acervo digital extremamente rico e diverso que inclui oficinas, palestras, lives, debates e podcasts com profissionais que integram o campo da cultura no Brasil.
Para assistir ao nosso vídeo acesse o link: https://bit.ly/3bNwnP9
Sobre os artistas:
Maíra Gamarra é idealizadora e curadora do Mira Latina, além de fotógrafa e pesquisadora. Graduada em fotografia e mestra em Estudos Latino-Americanos, foi coordenadora de operações do Museu Paço do Frevo e gerente de projetos na Art.Monta Design, especializando-se na elaboração, gestão e montagem de eventos e exposições. Atua como pesquisadora convidada no projeto Redlafoto, do Centro de Fotografia de Montevidéu; é cocriadora e curadora do coletivo 7Fotografia e do festival Mesa7; e uma das coordenadoras do Grupo de Estudos Imagens e Feminismos – GIF. Seu trabalho está centrado na investigação sobre a fotografia latino-americana e a problematização de questões sobre as práticas e discursos fotográficos, a construção de narrativas visuais, processos criativos, gênero e descolonização da imagem.
Mateo Caballero é fotógrafo, artista visual e músico nascido em La Paz, Bolívia. Estudou fotografia em Madrid e realização de filmes documentários, em La Paz. Em seu trabalho circula entre a fotografia editorial e as artes visuais na busca pela narrativa pessoal. Sua obra reflete sobre o poder da imagem como instrumento para reforçar os laços humanos.
Danilo Galvão é mestre em práticas artísticas em artes visuais pela Universidade de Évora (Portugal), especialista em jornalismo on-line e tecnólogo graduado em fotografia. Nascido em Recife, atua como fotógrafo, artista visual e videomaker, trabalhando em diversos coletivos e projetos colaborativos. Atualmente, em sua obra, se dedica à investigação sobre as estéticas decoloniais e fronteiriças, utilizando-se de diversas linguagens artísticas diferentes.