Apresentação
O Mira Latina é um laboratório de criação e desenvolvimento de ideias que, a partir da fotografia como linguagem, busca promover e incentivar ações e experiências artísticas, impulsionando novos espaços de diálogo e construção entre criadores de diferentes países. O Projeto nasce do desejo por conhecer e desvelar a fotografia latino-americana, tem, entre seus objetivos, a intenção de contribuir para alargar os repertórios visuais, estreitar as fronteiras e estimular o intercâmbio por meio da produção fotográfica contemporânea.
Fundamentado na ideia de que observar, pensar e discutir criticamente a nossa região e suas formas de representação e visualidades é função essencial aos produtores de imagens, o Mira Latina intenciona, sobretudo, provocar a reflexão sobre as práticas fotográficas e as matrizes visuais que operam na América Latina, propor experiências que incitem os questionamentos, mais que as respostas, estimulem a tomada de consciência sobre as dinâmicas culturais, políticas e sociais vigentes, as formas de poder perpetuadas por meio da produção de imagens e permitam indagar sobre o papel de fotógrafas e fotógrafos.
O que fotografamos? Por que fotografamos? Para que fotografamos? Para quem fotografamos? Que discursos as nossas imagens reiteram? Quais ideologias estão por trás das imagens que produzimos? A quem servem as nossas imagens? Por que contar histórias? Quem (ou o que) define as histórias que contamos? A quem elas verdadeiramente impactam? As imagens realmente transformam a realidade? Qual realidade?
A fotografia latino-americana é uma postura (geo)política defendida e destacada neste projeto. Desde o seu surgimento, é uma das primeiras instâncias de coletividade e crítica às estruturas hegemônicas e imperialistas de pensamento, produção e difusão impostas à fotografia na região. Sua existência e ideais de autonomia e acercamento foram e ainda são necessárias para a ampliação, fortalecimento e consolidação de um espaço compartilhado de valorização e respeito às diferentes e diversas aproximações à fotografia da e na América Latina. Mas também de resistência a modelos e padrões limitantes, de enfrentamento e proposições às dificuldades e assimetrias existentes, de construção de práticas anti-coloniais e de inspiração a iniciativas comuns e à articulação.
Partindo destes princípios, o Mira Latina se propõe a ser um espaço participativo e colaborativo na busca por contribuir para o fomento à produção crítica e consciente de imagens e discursos, na tentativa de propiciar ferramentas e caminhos que levem a desconstrução e decolonização dos olhares e estereótipos que inferiorizam e oprimem nossos saberes e fazeres, de ampliar os relacionamentos, as trocas, de imaginar e criar alternativas.
Esta plataforma virtual é o ponto de partida do Mira Latina, um espaço pensado para apresentar algumas das experiências propostas pelo projeto e expor artistas e suas produções. Para tanto, o site está dividido em sessões: na sessão Artistas + Portfólios estão os perfis desses artistas envolvidos em nossos projetos. Alguns apresentam dois ensaios, denominados: Portfólio e Mira Latina. No primeiro, é possível conhecer um dos trabalhos realizados pelo artista anteriormente ao projeto, já no segundo será sempre apresentado o ensaio concebido a partir da experiência de intercâmbio no Mira Latina.
Em uma primeira etapa do projeto, buscamos promover um espaço virtual de criação e interação entre artistas de dois países: Brasil (centrada em Pernambuco) e Bolívia. Foram selecionadas e selecionados dez fotógrafas e fotógrafos de cada país, convidades a participar de um intercâmbio artístico e a produzir, ao final, um ensaio visual como resposta ao projeto.
Outra ação desenvolvida é a Residência Mira Latina, uma experiência que busca proporcionar o intercâmbio cultural e a imersão em processos criativos, reflexivos e críticos a partir de um laboratório coletivo e colaborativo planejado para estimular a produção fotográfica e a construção conjunta de conhecimento. Objetivando apoiar e fortalecer trajetórias e práticas artísticas contemporâneas visando explorar a criação individual e a partilha entre pessoas que utilizam a fotografia como ferramenta de expressão; e estimular a democratização e troca de saberes e fazeres, a criação de rede e comunidade entre latinoamericanes através da fotografia e do cohabitar, almejando ativar novas perspectivas e ferramentas de experimentação e difusão na construção artística-cultural de cada participante.
A proposta busca construir um ambiente imersivo para fomentar as colaborações entre as pesquisas de participantes e o compartilhamento de percursos e recursos, de questionamentos e de experimentações na construção individual e coletiva — ativando um espaço comum que favoreça e estimule processos de reflexão para uma visão consciente, crítica, política e contra colonial acerca dos próprios caminhos e projetos.
Como um laboratório dinâmico, aberto, horizontal, colaborativo, incerto e em plena construção, o Mira Latina é uma plataforma sujeita a desvios, descobertas, mudanças e sugestões. Acompanhem as novidades e sejam bem-vindes!
Maíra Gamarra
- Idealização, editoria e curadoria
- Maíra Gamarra
- Design Gráfico
- Nathalia Queiroz
- Site
- Nathalia Queiroz e Jeporu
- Tradução
- Lorena López
- Produção Executiva
- Paulo Ferreira
Projeto financiado através do fundo pernambucano de incentivo à cultura do Estado de Pernambuco - Funcultura